Topo

Entenda como funciona a restrição de caminhões em SP

Para uma cidade funcionar, ela precisa permitir deslocamentos de pessoas, nos seus vários motivos do dia a dia, e também o de veículos de transporte, todos disputando o mesmo espaço, no mesmo horário: as vias durante o horário comercial.

Para resolver este conflito, a Secretaria Municipal de Transportes (SMT) tomou algumas medidas na cidade de São Paulo, como a implantação de restrições ao trânsito de caminhões durante os horários mais comprometidos com excesso de veículos.

Se você vai para a Fenatran 2017 (link do texto sobre a Fenatran), confira como funciona a restrição dos caminhões do município:

Para trafegar em São Paulo com caminhões, é preciso obter uma Autorização Especial de Trânsito concedida pela Prefeitura Municipal de São Paulo. Em 2016, a Portaria nº 031/16 – SMT/GAB foi criada para racionalizar procedimentos e padronizar medidas regulamentares referentes ao trânsito de caminhões no município. Uma das medidas é a alteração das características do Veículo Urbano de Carga (VUC), que pode circular em diversos locais com restrição na cidade de São Paulo. O comprimento máximo do VUC passou de 6,30m para 7,20m.

Além disso, a autorização, que antes era concedida por um ano, passa a valer pelo prazo máximo de dois anos, após análise do cadastro prévio e obrigatório de caminhões e apresentação dos documentos estabelecidos na portaria.

Este conteúdo foi útil para você? Conte pra gente nos comentários!

 

Sem Comentários

Postar um Comentário