Topo

Dirigindo em estradas molhadas

Dirigir e viver na estrada é uma delícia, isso nenhum estradeiro discorda. Mas todos também concordam que é necessário muito cuidado, pois as vias apresentam muitos riscos e obstáculos que exigem atenção máxima do motorista.

Além disso, há um cenário que se torna ainda mais perigoso: estrada com chuva! Nesta situação é necessário redobrar a concentração do motorista. Pensando nisso, criamos este post com algumas dicas para você ficar atento e saber o que fazer caso necessite transitar por uma estrada molhada.

Confira as condições de seu bruto

Independente das condições climáticas, você deve sempre checar as condições de seu caminhão. Ver se ele está em dia, se está balanceado, se não há nenhum problema elétrico ou do gênero é fundamental antes de colocá-lo na estrada.

Porém, em dias de chuva, os pneus precisam de uma conferida especial, pois precisam estar em bom estado. Pneus carecas favorecem a aquaplanagem e a perda de controle do veículo pelo motorista.

Adote a direção defensiva

Já falamos aqui no blog sobre o que é a direção defensiva, mas nessa situação vale a pena relembrar! Ela é determinada por um conjunto de ações que visam evitar acidentes, como manter uma distância adequada do carro da frente, manter a calma e paciência e ser prudente.

Em uma situação em que os riscos são maiores, ela é imprescindível, não é mesmo?

Fique de olho na velocidade

Nada de colocar o pé no acelerador! Na chuva, o bruto tem que ficar em uma velocidade abaixo da indicada para que o caminhão não deslize e, caso ocorra algum problema, você tenha tempo de evitar algum incidente. Em estradas molhadas e dias chuvosos, temos que ter o controle total do veículo.

Respeite a sinalização

Nada de ultrapassagens arriscadas, atravessar vias proibidas, etc. A sinalização é para indicar algum perigo que possa ocorrer. E, como dissemos anteriormente, as possibilidades de imprevistos em estradas molhadas são altas. Por isso, observe as placas e siga viagem!

Temos certeza de que essas dicas serão valiosas e você se lembrará toda vez que pegar uma via molhada. Lembre-se de ser prudente, seguir a lei e ter calma no volante! Seguindo essas normas, é certeza de uma boa viagem!

Gostou do post? Compartilhe em suas redes e espalhe essas dicas!

Sem Comentários

Postar um Comentário