Topo
Saiba como reduzir tombamento nas curvas

Cuide dos pneus de seu bruto e economize com desgastes desnecessários

Quem nunca perdeu o sono pensando nos gastos com manutenção e troca de pneus do seu bruto? Além da questão financeira, todos sabemos que pneus em bom estado de conservação garantem um melhor desempenho ao caminhão, além de conferir mais segurança para todos nas estradas.

De acordo com o Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), cerca de 10% dos acidentes nas estradas, envolvendo caminhões, acontecem devido à má conservação dos pneus. Para ajudar a diminuir essas estatísticas e a garantir sua segurança nas estradas, veja algumas dicas para manter os pneus bem conservados por mais tempo:

– Verifique sempre a pressão dos pneus e não se esqueça de calibrar o estepe;

– Limpe os pneus com a mesma disciplina com que lava a cabine do seu caminhão. Os resíduos que se acumulam podem prejudicar o desempenho das rodas e, consequentemente, proporcionar mais desgastes;

– Cuide para que a saída do escapamento não fique próxima ao pneu. O calor excessivo pode causar desgaste irregular na borracha;

– Dê uma atenção ao alinhamento das rodas e ao balanceamento dos pneus;

– Tenha sempre pneus da mesma marca e com o mesmo desenho. Lembre-se que os pneus devem ocupar sempre o mesmo diâmetro;

– Pneus desgastados e carecas são um risco para sua segurança. Por isso, faça a recapagem sempre que necessário;

– Aquele pneu que não serve mais, deve ser levado para um local de reciclagem ou recuperação.

Ah! Separe um caderninho ou calendário e faça as anotações de quando foram feitas as últimas trocas e manutenções dos pneus de seu caminhão. Assim, você consegue se programar para trocas ou consertos que precisem ser realizados. Boa viagem!

Sem Comentários

Postar um Comentário