Topo

Cuidados com o sistema de exaustão do seu Iveco Vertis HD

Cuidados com o sistema de exaustão do seu Iveco Vertis HD

Todo motorista deve ficar atento à eficácia do sistema de exaustão de seu veículo. A manutenção dos seus componentes deve estar sempre em dia, já que isso pode influenciar na emissão de gases poluentes de seu caminhão, fazendo com que ele atinja os limites de emissões do Proconve P7 da legislação brasileira e seja reprovado da avaliação de inspeção veicular.

O sistema de exaustão dos veículos Iveco Vertis HD Euro V, é do tipo SCR (Selective Catalyst Reduction) e ele não requer nenhum tipo de manutenção especial. A primeira recomendação para manter o bom funcionamento da sua máquina é sempre seguir sempre as orientações do Manual do Proprietário do seu caminhão Iveco.

A qualidade do diesel que você utiliza em seu veículo é muito importante, por isso sempre abasteça em postos confiáveis. Para o Iveco Vertis HD Euro V deve ser usado o diesel S10 ou S50 e o caminhoneiro deve ficar atento ao teor de enxofre máximo permitido. “A utilização de diesel com alto teor de enxofre (acima de 50 ppm ou S50) e uso de qualquer substância no lugar do ARLA 32, pode danificar o sistema de exaustão e também o motor do veículo” explica Cláudio Gonçalves, Engine & Driveline da Iveco Brasil.

Cláudio fala que outro fator importante é sempre utilizar o Agente Redutor Líquido Automotivo (ARLA 32) de fontes confiáveis. Ele deve possuir o selo do Inmetro, o certificado da International Organization for Standardization ISO 22241-1 e atender as especificações da Portaria Inmetro n° 139 de 21/03/2011.

Não existe um momento certo para uma parada em uma oficina, uma inspeção visual pode ser suficiente para verificar a integridade do sistema. “Caso o caminhoneiro observe alguma anomalia, do tipo, vazamento de ureia por juntas, perda de potência do veículo, aumento na emissão de fumaça preta ou aumento no nível de ruído do sistema de exaustão, o veículo deve ser levado para uma concessionária Iveco para solucionar” esclarece Cláudio.

Saiba mais sobre o Iveco Vertis HD.

Iveco Brasil