Topo

Como montar um serviço de transporte escolar eficiente

Trabalhar com transporte escolar tem sido uma opção muito procurada por pessoas que desejam uma fonte extra de renda, afinal, é uma modalidade de negócio que conquistou um rápido espaço no mercado e com um alto potencial lucrativo.

Mas como posso montar um serviço de transporte escolar? Como ele funciona? É isso que iremos responder neste post.

Como funciona o transporte escolar

Para se ter uma ideia do seu crescimento, estima-se mais de 100 mil unidades de veículos escolares operando no Brasil. Segundo o Censo da Educação Básica 2012, são cerca de 802,8 mil alunos utilizando o serviço diariamente e este número pode ter maiores proporções em 2017.

O início do ano letivo é o período em que a procura pelo serviço aumenta, geralmente em fevereiro. O segmento está bastante consolidado principalmente no Ensino Fundamental, mas também alcança crianças da educação primária e universitários que moram em regiões muito distantes de suas escolas.

Veja abaixo um passo a passo para montar seu serviço de transporte escolar.

Conheça o seu público

Um dos primeiros passos é fazer um estudo do mercado, para verificar as oportunidades e riscos presentes na região, e do público que deseja atingir. Uma ferramenta bem legal que pode ser usada é a Análise SWOT.

A SWOT é muito utilizada para análise de cenários. Ela é dividida em quatro quadrantes: oportunidades, ameaças, fraquezas e forças.

Defina a região atendida com cuidado

Para definir quais regiões serão atendidas é muito importante ter em mente alguns aspectos. Veja alguns que foram destacados pelo Sebrae:

  • As distâncias a ser percorrida de sua residência até a casa dos alunos e ate as escolas;
  • A quantidade de crianças e jovens que estudam atualmente na região a ser atendida;

Tudo isso precisa ser definido por meio de pesquisas, mesmo que simples. Elas podem ser realizadas de forma online com o suporte de formulários e até das redes sociais.

Conheça as exigências legais

Há diversas exigências legais que devem ser cumpridas ao montar seu negócio. Uma dica é contratar um contador profissional para que ele auxilie no processo.

Acessibilidade no transporte escolar

Estima-se que 800 milhões de pessoas possuam algum tipo de deficiência no Brasil. Os dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apenas reforçam a importância da acessibilidade também no transporte escolar, que será obrigatória também nessa modalidade.

É muito importante desmistificar a ideia de que veículos acessíveis não são rentáveis, apenas mais caros. Por possuírem a mesma capacidade de transporte, podemos afirmar que eles proporcionam lucros tão significativos quanto os demais produtos. Um exemplo são os veículos inclusivos da Iveco: o Daily Elevittá e o SoulClass.

Pense na redução de custos

Quem está começando um negócio precisa ficar bastante atento aos custos, por isso, focar em estratégias para reduzi-los é muito importante. Procure divulgar seu serviço pela internet ou execute as atividades administrativas em casa.

Quer mais dicas para montar um negócio de transporte escolar muito produtivo? Confira neste outro artigo do nosso blog: Saiba como começar um negócio de transporte escolar.

 

Sem Comentários

Postar um Comentário