Topo

Categoria leve, as vantagens dos “peso pena”

E aí pessoal, como estão? Espero que bem, com a graça de Deus!

No mês de fevereiro, tive a agradável oportunidade de avaliar a Iveco Daily 35S14 que estava equipada com um furgão carga seca Facchinni. Há tanto tempo trabalhando com caminhões leves com PBT de 7-10 toneladas, foi surpreendente a polivalência da peso pena da Iveco.

Porque polivalente?

Boa na estrada e boa na cidade!

Tratando-se de um veículo de proposta urbana, pude comprovar que, mesmo com carga ele se mantém ágil no trânsito acompanhando a fluidez. Além disso, a facilidade de encontrar vagas devido ao comprimento reduzido, a facilidade de condução e manobra devido à posição alta e retrovisores generosos, e a mordomia de ar condicionado para vencer as horas paradas em meio aos normais congestionamentos atuais nos grandes centros.

Mas, nas duas semanas que pude testar a 35S14, foram percorridos pouco mais de 4 mil quilômetros na primeira viagem, entre diversas cidades no estado de São Paulo, incluindo a capital e seu trânsito congestionado.

Vantagens na estrada para quem faz entregas fracionadas foi poder andar em velocidade de cruzeiro de automóveis, dispensando a necessidade de passar nas balanças para pesagens. Isso deixou as distâncias menores devido a velocidade média maior. Outra vantagem sentida no bolso é o custo menor em pedágio devido ao rodado simples, fora que o custo por km devido a média favorável (7,5km/l), hoje se for trabalhar com uma cobrando R$1,50 o quilometro rodado teríamos uma margem de lucro justa, e finalmente na cidade poder rodar sem preocupações como, rodízio, restrições normais aos caminhões e fazer sempre o melhor caminho, isso não tem preço!

Quanto ao conjunto mecânico, motor elástico e potente, moderado por uma transmissão de seis marchas sem buracos entre as marchas como normalmente sentimos nos câmbios de cinco marchas. Tenha certeza de que eu usaria uma dessas até mesmo como carro de uso diário.

Quando solicitei um test drive, fui com o seguinte pensamento:

Quero uma 70C17 cabine dupla e furgão, para atender um tipo de mudança que mais tem por aí: a de clientes com menor poder aquisitivo, que não possuem automóvel e com a cabine dupla (este seria um atrativo a mais), para o dono ir com a mudança e mesmo com preço um pouco maior que a concorrência o serviço será seu, com a grande vantagem da cabine dupla se transformar em uma generosa cabine leito nas pernoites na estrada.

Por outro lado a indisponibilidade da minha solicitação, resultou em conhecer um produto líder em sua categoria e comprovar o porque dessa liderança, pergunte a quem tem!*

Caso queira ver como foi a experiência seguem os   links abaixo.

1ª parte.

2ª parte.

 

3ª parte

Parte final onde deixo minhas opiniões e sugestões.

Grande abraço e fiquem com Deus!

Até a próxima!

*Nas datas solicitadas para o test drive, a Iveco não tinha disponível o carro demo no modelo solicitado pelo Cristiano. Por isso, oferecemos outro veículo da mesma linha para que o teste não deixasse de ser realizado.

Cristiano Bueno

Cristiano Bueno – Dono do canal vlog8rodas, no Youtube.

 

Sem Comentários

Postar um Comentário