Topo
Boas práticas no transporte

Boas práticas no transporte

Já não é de hoje que se ouve falar sobre a importância da profissão caminhoneiro para toda a sociedade, e a falta de mão de obra põe em risco toda a cadeia de suprimentos, podendo ocorrer um verdadeiro gargalo logístico. Mas como o próprio profissional do volante enxerga tudo isso? Bom. Vou dar um exemplo do que eu presencio. Muitos dizem que o futuro da profissão está nas mãos da nova geração. Mais do que obvio, surge ai um problema também, que é como esta nova geração está encarando o exercício. Embora tenha melhorado muita coisa com eles, qualificação, maior facilidade de encarar as tecnologias embarcadas entre outros, observo tristemente um comportamento inadequado por parte de um grupo de jovens futuros motoristas. Eles manifestam valores trocados, realizam apologia as drogas, infligem as leis de transito, realizam manobras arriscadas e se tornam verdadeiros perigos no transito, disputando espaço com outros veículos esquecendo da máxima de que o maior cuida do menor, colocando em risco a vida dos outros usuários das rodovias.

Com o mercado cada vez mais exigente, e até por conta da necessidade de agirmos corretamente com ato de cidadania, devemos por em pratica como ato corriqueiro as boas práticas, que nada mais é que o conjunto de fatores que devemos fazer diariamente para que não só a profissão seja mais eficiente e demande o mínimo de impacto ambiental possível, como também levamos toda a sociedade para o nosso lado, criando uma visão mais construtiva do caminhoneiro.

Enfim, manter a manutenção do bruto em dia, cuidar da saúde, respeitar as leis de trânsito,  tentar realizar suas tarefas diárias com o menor impacto possível, deve ser atitude comuns para quem realmente valoriza sua profissão e quer vê-la prosperar cada vez mais.

Só assim, teremos um futuro promissor e não faltará trabalho para ninguém. Atenção jovens, fica a dica.

Na próxima coluna contarei um ocorrido que presencie trafegando pelas rodovias mineiras e me fez pensar ainda mais na importância da segurança.

Até a próxima.

 Wagner Araújo  

Wagner Araújo – Carreteiro e responsável pelo blog Wagner Caminhões

http://wagnercaminhoes.blogspot.com.br/

 

 

2 Comentários
  • Hélio Resan

    Eu acredito que ainda exista uma luz no fim do túnel e os profissionais de verdade vão conseguir sobressair, o próprio mercado fará a peneira, acredito eu.

    22/07/2015 no 11:54 pm Responder
    • Blog Iveco

      Isso mesmo Hélio, realizar suas tarefas diárias com o menor impacto possível, deve ser atitude comuns para quem realmente valoriza sua profissão e quer vê-la prosperar cada vez mais.

      23/07/2015 no 12:08 pm Responder

Postar um Comentário