Topo

As curvas e os acidentes com veículos de carga

Você sabia que os capotamentos são considerados como as principais causas individuais de morte de condutores de caminhões? Além disso, eles são responsáveis por muitos danos à carga dos veículos.

É que, por serem altos e estreitos, os caminhões tombam facilmente principalmente nas curvas, já que eles se inclinam devido à força que atua por meio do centro de gravidade do veículo. Essa força junto ao aumento da velocidade gerado pelo peso da carga, é tiro e queda para capotamentos e acidentes graves.

Uma das soluções para evitar esse tipo de problema, é o condutor diminuir a velocidade, entrando lentamente nas curvas, com pelo menos 15 km a menos da velocidade sinalizada nas placas. Além disso não freie dentro da curva. Isso faz com que as rodas travem e patinem na pista.

Cargas que exigem mais cuidados

Os tanques de carga seca, líquidos e a granel necessitam de cuidado especial, já que possuem um alto centro de gravidade, o que pode fazer com a carga se mova.

Já os caminhões refrigerados que transportam carnes, também são um pouco perigosos, pois a carga fica de um lado para o outro, causando instabilidade no veículo. O mesmo acontece com os caminhões que transportam animais vivos: eles se movimentam dentro da carreta, aumentando a possibilidade de tombamento.

Sem Comentários

Postar um Comentário