Topo
Amigo caminhoneiro, como anda a sua saúde?

Amigo caminhoneiro, como anda a sua saúde?

Certo dia, estava eu e um colega de trabalho aguardando carga quando aparece dois motoristas de outra empresa para se apresentarem ao guichê e marcarem sua vez. O meu colega olha para eles e depois comenta: olha o nosso futuro aí! Ele se referia ao fato deles estarem nitidamente bem acima do peso e aparentando estarem mal de saúde.

O comentário do meu colega pode ter sido engraçado para ele, mas na hora, confesso que me preocupei. De certa forma, ele não estava errado. O que nós motoristas fazemos para cuidar da saúde diariamente? A rotina empregada na profissão, às noites mal dormidas, stress e equipamentos sem ergonomia, são empecilhos vividos pelo profissional do volante, e péssimos hábitos alimentares contribui tristemente para a piora das estatísticas, resultando em números alarmantes sobre a saúde desses profissionais.

Por conta disso, ações a fim de tentar ou mesmo diminuir estes números estão acontecendo. As fabricantes desenvolvem veículos cada vez mais confortáveis e evitando os esforços repetitivos, enquanto as concessionárias de rodovias e empresas ligadas ao setor, criam verdadeiros mutirões, realizando testes monitorando a condição física do caminhoneiro nos locais onde costumam concentrar esses profissionais, como em postos de combustíveis.

Mas tudo isso de nada vale se nós não criarmos uma postura mais saudável, e muitas vezes são atitudes simples, que não tomam tempo e traz ótimos resultados. Medidas simples, como andar pelo posto, ao redor do veículo, não fumar, não beber e dar preferência  para alimentos mais leves pode sim resolver o problema. Infelizmente, abrir mão desses pequenos atos está se tornando comum entre os motoristas, e se a profissão por si só já é considerada de risco, não cuidar da saúde deixa o alerta vermelho.

Temos que pôr em mente que não estamos sozinhos nessa, nosso comportamento reflete diretamente na realidade de nossas famílias e também, a partir do momento que o profissional trafegando nas estradas apresentar algum problema grave de saúde, põe em risco também a vida dos demais usuários da via.

Então amigo caminhoneiro, nunca é tarde para cuidar de nós mesmo, assim como o cargueiro necessita de cuidados e reparos, com o motorista não é diferente.

Que tal começar hoje mesmo, a cuidar da saúde?

Abraço e até a próxima.

Wagner Araújo  Wagner Araújo – Carreteiro e responsável pelo blog Wagner Caminhõeshttp://wagnercaminhoes.blogspot.com.br/

 

 

 

Sem Comentários

Postar um Comentário