Topo
Você sabe usar o freio do caminhão corretamente?

A união faz a força

Com a Graça de Deus estamos aqui mais uma vez! Confesso que estava meio sem inspiração para algum assunto específico esse mês. Talvez seja pelos problemas que enfrentamos no dia a dia, pelas notícias ruins que ouvimos na grande mídia, pela realidade dos fretes ou pela mesma história que se repete ano após ano: a tal falta de união.

Hoje estava pensando:  alguns falam que a culpa é da esquerda, outros da direita, é corrupção aqui e lá também, mas pensando bem, a culpa é nossa. Sim nossa! Minha e sua! E você pode pensar: que culpa eu tenho nisso tudo?

Aprendi na escola, na vida prática, na Palavra de Deus (Bíblia) e também com o meu amigo Quilú (o pedreiro), que sem base a construção, em longo prazo, sofrerá trincas e a casa pode até a cair. E essa regra se aplica a educação dos nossos filhos, em casa e também na escola. Sem base, a rodovia asfaltada rapidamente se deteriorará. Talvez você ainda pode se perguntar: o que isso tem a ver com o dia-a-dia da estrada e do caminhão?

Explico: no dia-a-dia cruzamos com milhares de outros caminhoneiros, e dentre estes existem o mau profissional, aquele que deveria respeitar as leis e não o faz. Aquele que fica esbravejando no PX sobre o “pé de breque”, que matou seu embalo antes de uma longa subida e depois “foi” embora no seu “setentinha”, e você baixou a caixa e agora está queimando o precioso e caro diesel por culpa desse domingueiro. Opa, espera lá! O esbravejar é tolerável, mas o inconsequente “empurrou” o cara do automóvel, deu luz alta, buzinou ou até passou o cavalo e fechou o pobre coitado com a carreta que, na realidade, não conhece as reações de um ¾, quanto mais de um extrapesado com os seus 74 toneladas de PBTC.

E nós, motoristas corretos, somos tachados de irresponsáveis por sermos profissionais, dirigir na defensiva e por ter em mente que ali, naquele carro, tem um pai, uma mãe, um amigo, irmão, sobrinho ou avô que pode não ser o seu, mas é o de alguém que poderia ser você.

Nossa categoria tem sido vista com maus olhos pela mídia, principalmente quando acontece um acidente onde um caminhão está envolvido. Nessas horas precisamos escutar frases tendenciosas que nos deixam com a sensação que o caminhoneiro é sempre o culpado. Mas, também não podemos esquecer da administração pública, que a cada cia restrições a caminhões sem o mínimo de bom senso, pois cada cidade restringe pelo seu, “bel prazer”, novas medidas, capacidade de carga ou quantidade de eixos, sem que a CONTRAN ou outro órgão competente estabeleça uma hegemonia.

Esses casos precisam ser bem pensados. Nós carregamos o caminhão com diversas entregas e, muitas vezes, precisamos passar por algumas cidades onde somos barrados devido a capacidade do caminhão. Entrega não é brincadeira. Nem mesmo na Europa ou Japão, locais com problemas de espaço muito piores do que o nosso, restringem seus caminhões. Lá eles entendem que esta mercadoria precisa ser entregue.

Mas o que falta? Base educacional? Creio que não. Sei que muitos profissionais não conseguiram nem completar a 4ª série, mas mesmo assim, tiveram uma boa base com os seus familiares, responsáveis por ensinar o que é certo e errado. Mesmo assim, parece que o nosso país não tem jeito. Mas ainda assim, acho que precisamos mudar a base do país. Eu não tenho acesso aos políticos da nação, mas posso cobrar o prefeito, vereador ou secretário da minha cidade. O dinheiro foi dado a eles, mas eu não perguntei como ele foi gasto. Sim, essa é minha obrigação como cidadão. Afinal, eu paguei  a obra através dos impostos IPVA, ICMS… a lista é longa e pesada, né?

Nós somos a base do país. Nós que pagamos impostos e pedágio. Por isso, a mudança tem que começar por mim, sendo um profissional ao volante, mostrando educação (lembre-se: gentileza gera gentileza), dizendo não as pequenas corrupções, corrigir o atendente do pedágio quando ele cobra um valor menor, respeitar as leis de trânsito, manter a manutenção do seu caminhão em dia, não carregar excesso de peso que, além de ser uma infração, estraga o frete, já que esse tem que compensar o custo e dar lucro, não jogar lixo na estrada ou no pátio do posto (lá é o quintal onde muitos cozinham) e, finalmente, se for pego com alguma infração, seja homem para assumir o seu erro. Só assim o nosso país irá seguir o rumo certo. Depende de mim e de você cumprir as leis. Aliás, elas precisam ser respeitadas.

Deixo aqui o meu pensamento e espero, com a ajuda de Deus, um país melhor para se viver. Mas se não nos convertermos dos nossos maus caminhos, nada irá mudar e iremos continuar a lamentar. Para não deixar somente em palavras, deixo dois links para vocês, assim como eu, que estão nas estradas convivendo com os nossos “problemas” todos os dias. Vamos mudar de atitude! Com essa mudança, o nosso Brasil irá se tornar uma nação muito maior do que já é.

No pátio do posto: https://www.youtube.com/watch?v=MdLQMzRgJiI

No banheiro : https://www.youtube.com/watch?v=M7um3XC4T1o

Um grande abraço a todos e que Deus nos abençoe!

Cristiano Bueno

Cristiano Bueno Cristiano Bueno – Dono do canal vlog8rodas, no Youtube.

 

 

 

 

Sem Comentários

Postar um Comentário