Topo

A importância do ar comprimido

Que os caminhões vêm sofrendo uma constante evolução ao longo dos tempos, não é novidade para ninguém. Isso é até muito comentado na mídia especializada, aqui no Blog e até pelo pessoal não envolvido com o universo dos caminhões. Diversos fatores e vários aparatos tecnológicos são responsáveis por tamanha evolução. Porém, sem dúvida alguma, um importante aliado para tamanho avanço é o sistema de ar comprimido do caminhão.

Lembro uma frase que um grande mestre me disse quando eu ainda engatinhava na carreira de motorista profissional. Vendo minha eterna curiosidade de tentar entender os sistemas do caminhão, notei que o emprego do ar comprimido era quase que uma regra. Assim, ele disse que depois que inventaram o ar comprimido, tudo se tornou possível em um caminhão.

Como sempre, ele estava mais do que certo! As novidades que vêm sendo mostradas ao transportador, sem o ar comprimido não teriam conquistado tão fácil ou de forma tão eficiente como acontece atualmente.

E os exemplos vão desde as coisas simples até as mais complexas: o conforto do assento do motorista, a regulagem da coluna de direção, o sistema de calibragem dos pneus, a mangueira de esguicho de ar para limpeza da cabine, as sustentações pneumáticas da boleia, a buzina a ar, enfim, muitos acessórios são criados e beneficiados com o emprego do ar.

Por outro lado, os sistemas complexos também tiram proveito dele, como as modernas caixas automatizadas que, sem o ar comprimido não seriam tão eficientes; os turbo compressores, tão importantes para o desempenho do motor e até na redução dos poluentes, sem as válvulas e acionamentos pneumáticos se tornariam muito mais complexos e menos confiáveis. E não para por aí, pois até mesmo os atuais sistemas de pós-tratamento de fumaça, necessitam do ar comprimido. Os freios, não seriam tão potentes e, sendo assim, inviabilizariam o aumento cada vez maior da capacidade de carga dos atuais veículos.

Dessa forma, fica nítida a importância do ar para os caminhões. E, para isso ele necessita de cuidados para que não danifique todos estes equipamentos presentes no veículo e que dependem diretamente dele. A manutenção preventiva é bastante importante e até já foi pauta aqui no blog da Iveco, no texto A importância do sistema pneumático de seu caminhão.

Boa leitura e até a próxima.

Sem Comentários

Postar um Comentário