Topo

9 componentes pra ficar de olho na hora da manutenção

Manter a manutenção do caminhão em dia é muito importante para evitar sustos no meio do caminho. Além disso, ficando de olho na saúde do seu bruto, você evita acidentes e anda mais tranquilo nas estradas e rodovias do país. Outra consequência de uma manutenção em dia é uma economia nos gastos com consertos. Quem não fica de olho no caminhão pode não perceber que uma peça está com defeito – e peças com defeito podem causar problemas em outros componentes.

Para ajudar o estradeiro a ficar sempre em dia com a manutenção, criamos um checklist com os componentes que você precisa monitorar na hora da revisão do seu bruto – para além das verificações diárias de fluidos e afins, é claro.

 

  1. Pneus

Não importa o que aconteça, você nunca pode deixar os pneus do seu caminhão ficarem carecas! Acompanhe sempre as marcações de desgaste nos sulcos dos pneus e mantenha-os sempre calibrados de acordo com as recomendações da IVECO. Procure bolhas, objetos presos e outras avarias depois de cada viagem, pois esses problemas podem te atrapalhar nas próximas.

 

  1. Freios

A IVECO recomenda que você sempre efetue a revisão do sistema de freios para uma maior segurança em sua viagem. Uma dica muito importante é conciliar o freio motor com o freio de serviço em sua viagem. Desta forma você irá garantir uma maior performance do sistema de freio e prolongar a vida útil das lonas. Também é preciso conferir se a luz do sistema ABS não está acesa e se não há vazamento nas mangueiras de freios ao longo dos eixos. Além disso, fique de olho nos discos, lonas, pastilhas e tambores. Confira o manual de uso e manutenção do seu IVECO para saber o período de revisão.

 

  1. Suspensão

Sempre que for conferir o sistema de freios, aproveite para também observar a suspensão. Esteja atento ao estado de conservação dos seus componentes, os pistões, batentes, molas e coxins. Uma boa forma de fazer esse teste é balançando o caminhão. Se ele continuar chacoalhando por um tempo, significa que a suspensão está perdendo a força e é hora de levar para a manutenção.

 

  1. Balões de ar

Mesmo se o seu veículo possuir uma válvula secadora, não deixe de conferir se há necessidade de drenar a água dos reservatórios dos freios. Isso é necessário porque a água acumula e pode impedir que o ar alcance o sistema pneumático de forma correta. O ideal é conferir isso antes de todas as viagens. Os caminhões mais rodados precisam de mais atenção.

 

  1. Óleo lubrificante do motor

Apesar de muito simples, é sempre importante conferir o óleo lubrificante do motor. Para saber se ele está bom, é só utilizar a vareta para saber o estado e o nível. Ele não pode apresentar borras, detritos e outras anormalidades. O ideal é você fazer essa conferência uma vez por semana e sempre seguir as recomendações da IVECO para trocar o óleo e evitar problemas para o seu caminhão.

 

  1. Filtros de ar e combustível

Os filtros do seu caminhão também precisam de uma verificação periódica, tanto o de ar como o de combustível. Normalmente as substituições precisam ser feitas junto da troca do óleo, já que um óleo velho pode contaminar os novos filtros. Se você trabalhar em zonas rurais ou muito poluídas, a atenção aqui deve ser redobrada. A troca depende do regime de operação, se é severo, urbano ou rodoviário. Confira o manual para saber o que caracteriza cada um.

 

  1. Sistema elétrico interno

O sistema elétrico do caminhão precisa ser verificado constantemente, principalmente se você for aquele estradeiro que fica muito tempo rodando e utiliza eletrodomésticos e outros aparelhos dentro do seu bruto. É preciso verificar os conectores, baterias e demais componentes. Testar a corrente e a tensão também são necessidades que não pode ser negligenciadas, assim com o conferir se há peças soltas.

 

  1. Sinalização

Não é novidade que as luzes de sinalização e localização do seu caminhão precisam estar todas funcionando corretamente. E não é só para que você não seja multado, elas valem para a sua própria segurança. Ande sempre com uma caixa de ferramentas no seu carro e garanta que ela sempre tenha pelo menos uma lâmpada reserva de cada tipo para trocá-las durante uma viagem.

 

  1. Quinta roda

Muita gente se esquece, mas a quinta roda do cavalo mecânico também precisa de manutenção. É preciso mantê-la limpa e, eventualmente, retirar a graxa velha. Também é preciso observar se há partes corroídas e garantir que não há nenhuma folga entre as peças.

 

Pronto! Se você ficar de olho nesses 9 componentes, é muito provável que você não tenha nenhum problema com seu caminhão. Confira o manual de uso e manutenção para saber a data de todas as revisões e garantir vida longa a seu bruto.

Achou nossas dicas úteis? Deixe o seu comentário ou uma sugestão do que você quer ver aqui no blog!

Sem Comentários

Postar um Comentário