Topo

5 cuidados para tomar na estrada no fim do ano

Com o fim de ano chegando, o movimento de veículos e congestionamentos nas estradas aumentam. Consequentemente, aumentam os acidentes de trânsito. De acordo com o a Polícia Rodoviária Federal, o número de multas neste período chega a ficar 40% maior! Ou seja, é mais um motivo para prestar atenção na estrada e nunca é demais reforçar alguns pontos básicos para que a viagem seja tranquila, não é mesmo?

Por isso o Blog da IVECO preparou 5 dicas para te ajudar nessa virada. Vamos lá?

  1. Faça um Check-up no seu caminhão

Não custa sempre lembrar, principalmente no final do ano. Antes de pegar estrada é importante fazer uma revisão geral e cuidar de toda manutenção do seu caminhão. Verifique e faça todas as correções necessárias para seguir com uma viagem mais segura e tranquila. Um caminhão com a revisão em dia também gera muita economia para o estradeiro.

  1. Respeite os limites de velocidade

Todo mundo que estar ao lado da família no Natal e Ano Novo, mas isso não pode te fazer correr demais com o seu caminhão. Respeite os limites de velocidade para evitar colocar sua vida e a de outros estradeiros em risco. Se estiver carregado ou sem carga, os cuidados devem ser os mesmos.

  1. Não beba e dirija

Essa dica também não é novidades, mas deve ser sempre reforçada e nunca esquecida. O álcool e o volante já se provaram uma combinação que não dá certo!  A Lei Seca freou o crescente número de acidentes que existia no Brasil e já é modelo para outros países. Mas, ainda assim, todo cuidado é pouco.

  1. Pratique a direção defensiva

Uma das grandes reclamações dos motoristas no fim do ano é a necessidade de dividir a estrada com gente menos experiente. Mas não tem jeito, é tempo de férias e as estradas vão encher de motoristas que nem sempre conhecem a estrada com a palma da mão como o estradeiro. Dessa forma, é importante ter atenção redobrada, adotando uma postura defensiva e tentando prever a possibilidade de acidentes.

  1. Atenção ao veículo durante a viagem

O transito intenso do fim de ano vai fazer seu bruto trabalhar mais. Você vai fazer mais manobras nos postos, vai ficar mais tempo nos congestionamentos e vai abusar do freio. Isso vai forçar o seu caminhão. Por isso, além da manutenção em dia e da direção defensiva, é fundamental ficar de olho no que o seu bruto te diz. Barulhos, cheiros e temperaturas estranhas precisam ser observadas ao menor sinal de alteração.

Com essas dicas não tem erro, seu fim de ano vai ser mais tranquilo e vai te deixar preparado para os desafios de 2018.

Gostou das dicas? Compartilhe com seus amigos nas redes sociais e deixe seus comentários abaixo. Até a próxima!

Sem Comentários

Postar um Comentário