Topo

5 coisas que todo motorista deve saber sobre caminhões na estrada

Existem algumas coisas que a autoescola não ensina, mas que os motoristas de carro devem aprender sobre caminhões na estrada.

 

Depois de listar as cinco coisas que um caminhoneiro deve lembrar sobre carros, criamos uma lista com as informações que um motorista de carro deve saber sobre caminhões e caminhoneiros:

 

1 – Às vezes, é necessário usar a pista da esquerda

 

Algumas vezes, a faixa da direita pode ser um problema. Principalmente quando árvores da lateral da pista não são podadas corretamente. Para não chocar o caminhão com algum galho, o motorista pode recorrer à faixa do meio ou da esquerda. Por isso, quando a situação acontecer, verifique em volta antes de julgar o caminhoneiro.

 

2 – Caminhões são mais lentos e menos ágeis do que os carros

 

Primeiro, é preciso lembrar que a velocidade permitida por lei para um caminhão é 90 km/h, independente da permissão de velocidade para carros. Além disso, por serem maiores, eles têm menos agilidade. Por isso, tenha paciência quando um caminhão começar uma manobra ou ultrapassagem. Logo ele voltará para a pista dele: caminhões fora da faixa da direita sem motivo estão sujeitos a multa.

 

3 – Pontos cegos

 

Um carro, que tem mais ou menos quatro metros de comprimento, tem pontos cegos. Imagine um caminhão com 15 metros! Os pontos cegos são ainda maiores. Assim, é necessário obedecer à lei da distância segura, já que, se o carro colar na traseira do caminhão, o caminhoneiro não poderá vê-lo e causar um acidente. O mesmo vale para quando você estiver na lateral do caminhão ou quando ultrapassá-lo: não volte para a faixa colado nele, para ter certeza de que o caminhoneiro enxergou o seu veículo.

 

4 – Um caminhão precisa de mais espaço para frear

 

O que muita gente não sabe é que, enquanto um carro comum, a 80 km/h, precisa de mais ou menos 40 metros para frear, um caminhão com 40 toneladas precisa de 98 metros para parar, já um com 60 toneladas precisa de 108 metros. E esses números ainda podem variar de acordo com as condições da via, o tipo de carga carregada, a tecnologia do caminhão e muitas outras variáveis. Por isso, só ultrapasse um caminhão quando tiver certeza de que é seguro.

 

5 – Caminhoneiros podem estar dirigindo há horas

 

E, provavelmente, podem estar cansados e sob pressão. A atividade de motorista de caminhão, às vezes, é estressante. Por isso, tenha paciência, não provoque e respeite esta profissão.

 

Descobriu alguma informação que não sabia com as nossas dicas? Deixe o seu comentário!

Sem Comentários

Postar um Comentário