Topo

5 coisas que todo caminhoneiro precisa lembrar sobre carros na estrada

É comum ouvirmos motoristas de carros reclamando de caminhoneiros e caminhoneiros reclamando de motoristas de carros. Mas a verdade é que existem bons e maus motoristas a bordo em qualquer categoria.

Para ajudar você a ter mais paciência no trânsito, listamos aqui cinco coisas que você não deve se esquecer sobre carros, quando for pegar a estrada, para fazer uma viagem mais segura:

 

1 – A sua faixa é a da direita

Você só tem liberdade para usar a pista da esquerda em uma ultrapassagem e se a via tiver apenas duas faixas. Mas, se ela tiver três ou mais, todo caminhão (e ônibus) deve se manter à direita. E não se esqueça: a velocidade máxima para veículos de grande porte é de 90 km/h.

 

2 – Carros nem sempre são ágeis

Vários fatores podem fazer com que o carro não seja tão veloz: ele pode ser 1.0 ou pode estar com lotação máxima, demorando mais para acelerar. Por isso, é sempre importante usar o bom senso e conferir duas vezes a segurança antes de fazer ultrapassagens.

 

3 – A maioria dos motoristas não são profissionais

Não dá para exigir que todos tenham a mesma habilidade e experiência que um caminhoneiro tem. Lembre-se que, pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), os veículos maiores são responsáveis pela segurança dos menores. Dê o exemplo.

 

4 – Motoristas de carro não conhecem os pontos cegos de um caminhão

Por isso, a responsabilidade de um caminhoneiro na estrada é dobrada. É preciso tomar cuidado ao fazer manobras e ultrapassagens. Lembre-se que muitos estão com as suas famílias e também podem estar cansados ou estressados. Não xingue, não provoque e faça o seu melhor para a segurança de todos.

 

5 – Eles não têm a mesma visibilidade que você

Os motoristas de carro não veem a pista da mesma forma que alguém em um caminhão. Ajude, sinalizando quando for seguro para ultrapassagens ou quando vir algum perigo à frente que eles possam não enxergar.

Todos têm o direito de ir e vir. Gostou dessas dicas? Compartilhe com os seus amigos caminhoneiros para que todos façam um trânsito mais seguro.

Sem Comentários

Postar um Comentário