Topo

4 dicas para deixar a sua frota mais segura nas estradas

O transporte rodoviário de carga é o principal meio de transporte realizado no Brasil, de acordo com o Ministério dos Transportes. Para que a sua empresa garanta a segurança da sua frota de caminhões – e de suas cargas –, é preciso tomar alguns cuidados imprescindíveis.

 

Para ajudar nessa missão, confira agora quatro dicas que vão facilitar este procedimento:

 

  1. Faça manutenção da sua frota regularmente

 

A manutenção de veículos é superimportante para a segurança, economia e eficiência das operações de transportes. Além de atrasar as entregas, com a falta de manutenção há o perigo de colisões e assaltos, resultando na perda da carga e do caminhão. Estabeleça uma política de manutenção preventiva para a sua empresa, controlando a vida útil e checando as avarias das peças de cada veículo.

 

  1. Instale câmeras internas e externas

 

Quando o veículo é monitorado por câmeras, tanto na área de carga quando na cabine, roubos e furtos são registrados. Quando ocorre sinistro na estrada, você também terá uma boa prova de que seu motorista não foi o culpado. Por isso, investir nessa aparelhagem é uma excelente ideia.

 

  1. Invista no treinamento dos motoristas

 

Mesmo com o investimento em sistemas de monitoramento e equipamentos de segurança, é essencial que o seu motorista esteja treinado para ter condutas adequadas no trânsito ou saber se comportar no caso de colisões ou outros acidentes. Sua equipe deve passar por atualizações, palestras e cursos constantemente.

 

  1. Reforce o planejamento de rotas

 

Não basta apenas medir a distância do trajeto, mas considerar outros fatores, como economia de combustível, diárias e a segurança de seu motorista e da sua carga. Por isso, é essencial verificar os melhores caminhos a serem adotados em cada operação.

 

Assim, você evita estradas ruins e pontos com muita ação de assaltantes. Com um planejamento definido, você também conseguirá traçar rotas alternativas em caso de problemas.

 

Essas dicas foram úteis? Conhece alguma outra? Conte pra gente nos comentários!

Sem Comentários

Postar um Comentário