Até 2020, biblioteca será obrigatória nas escolas do Brasil

Pouca gente conhece a lei federal 12.244/10, sancionada em 2010, que determina que todas as instituições de ensino públicas e privadas do Brasil devem ter bibliotecas até o ano de 2020. Se for cumprida, a medida com certeza trará grandes benefícios para a educação, mas o fato é que ela está longe de virar realidade.

Levantamento feito pelo Movimento Todos pela Educação aponta que 72,5% das escolas públicas do país não têm bibliotecas, sem contar as particulares e as instituições que ainda serão construídas até a próxima década. Para a lei ser cumprida no prazo, cerca de 53 bibliotecas teriam que ser construídas por dia no Brasil.

O desafio é grande, mas o Instituto Ecofuturo – em parceria com instituições como a Academia Brasileira de Letras (ABL), o Conselho Federal de Biblioteconomia (CFB) e a Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) – aceitou fazer parte dessa batalha e lança a campanha Eu Quero Minha Biblioteca.

A iniciativa pretende informar os governantes dos 5.500 municípios brasileiros a respeito de quais são e como é possível acessar as políticas públicas federais destinadas à educação, que podem oferecer verba para a criação e manutenção de bibliotecas nas escolas do país. Para tanto, desde de março, o Instituto está enviando para todas as prefeituras do Brasil a cartilha Eu Quero Minha Biblioteca. A publicação também possui versão digital que pode ser acessada gratuitamente. Acesse e conheça mais: http://www.euquerominhabiblioteca.org.br/

Fonte: Planeta Sustentável, por Débora Spitzcovsky

Atenção: Os comentários aqui publicados são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores deste blog. A Iveco reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar caluniosos, difamatórios, ofensivos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros, assim como, textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação de seu autor (nome completo e endereço válido de e-mail).