02 nov Das Estradas

O que significam as letras e números nos pneus?

Existe uma série de informações inscritas na parte lateral do pneu que constituem o seu “cartão de identificação”. Esses dados informam a sua medida, seus limites de uso, dados de fabricação etc. Compreender essas informações é fundamental para o motorista ter certeza de que está utilizando o pneu correto.

Veja o que as letras e números do pneu de seu veículo significam

Nós traduzimos os dados inscritos na imagem acima:

205 – Largura de secção do pneu em milímetros (205 mm)
50 – É a relação entre a altura e a largura de secção (este mede em altura 50% da largura, ou seja, aproximadamente 102 mm)
R – Construção Radial
15 – Diâmetro da jante em polegadas (15 polegadas = 381 mm)
86 – Índice de Carga – É o índice de carga que indica o peso máximo que cada pneu pode suportar (normalmente as lojas especializadas dispõe da tabela indicativa de carga, que neste exemplo equivale a 530 kg)
V – Código de Velocidade – Cada pneu tem o seu limite em termos de velocidade de rodagem (da mesma forma que o índice de carga, existe um diagrama ou tabela que mostra a velocidade máxima para a qual o pneu foi construído, que no exemplo é de 240 km/h)
TUBELESS – A indicação “tubeless” ou TL significa que é um pneu sem câmara de ar. Quando tem câmara de ar surge a indicação “tubetype” ou TT
CV90 – Desenho dos sulcos do pneu

O restante das informações significam:
Taxa Máxima de Carga de 1224 LBS
Pressão Máxima de 36 PSI

As lonas são compostas de seis camadas, sendo duas de rayon, duas de aço e duas de nylon. As laterais têm lonas com duas camadas de rayon.

Com todas essas informações, quando precisar fazer a troca dos pneus, fica mais fácil encontrar o modelo ideal para o seu veículo. Mesmo se a versão do componente tenha sua produção encerrada ou se opte por outra fabricante.

Fonte: site Valor Pneu.

Atenção: Os comentários aqui publicados são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores deste blog. A Iveco reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar caluniosos, difamatórios, ofensivos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros, assim como, textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação de seu autor (nome completo e endereço válido de e-mail).