Retrospectiva 2011: O pilar social da sustentabilidade

Crianças aprendendo artesanato no Evento Próximo Passo

O Próximo Passo é o programa de sustentabilidade da Iveco implantado em 2007. Além de promover a preservação e manutenção sustentável do meio ambiente, ele tem o objetivo de promover ações de curto e longo prazo em benefício da comunidade. Relembre algumas das ações da Iveco em prol do fortalecimento da cidadania e sustentabilidade em comunidades próximas à fábrica de Sete Lagoas (MG).

Cidade de Deus na Literata – O grupo de artesanato da comunidade Cidade de Deus, em Sete Lagoas (MG) prepara diversos produtos para serem expostos à venda durante a Literata, promovida pela Iveco. É uma oportunidade de geração de renda e exibição do trabalho feito pela comunidade.

Evento Próximo Passo – Realizado pela Iveco, o evento ofereceu a cerca de 300 moradores do bairro Cidade de Deus diversas atividades, entre elas, serviços de atendimento aos participantes, como aferição de pressão, brincadeiras para as crianças, plantio de mudas e teatro sobre o meio ambiente. Além disso, a festa também contribuiu para a geração de renda de alguns moradores, que puderam vender artesanato, bebidas e comidas nas barraquinhas disponibilizadas pela Iveco.

Jornal Próximo Passo – Em formato de tablóide, o jornal Próximo Passo é um canal de comunicação entre o programa Próximo Passo e a comunidade. Mensalmente são divulgadas ações do programa na comunidade, dicas de sustentabilidade, saúde, alimentação e qualidade de vida, notas sobre eventos, cursos e oficinas. Além disso, o jornal tem um espaço para depoimentos de moradores do bairro. Ele é afixado em locais públicos e dentro das linhas de ônibus que atendem o bairro Cidade de Deus.

Doação de Livros – Durante a Literata 2010, o Próximo Passo promoveu a campanha “Doe um livro. A Literata agradece com todas as letras”. A campanha arrecadou quase 4 mil exemplares de diversos tipos e a Escola Municipal Juca Dias, do bairro Cidade de Deus, foi escolhida para receber grande parte das arrecadações – 636 livros.

Esporte na Cidade – promovido através da Lei de Incentivo ao Esporte, o projeto tem como objetivo formar atletas e promover a saúde, a socialização e a inclusão social para cerca de 300 alunos da rede pública de Sete Lagoas (MG).

SEI – projeto Socioeducativo Integrado, do Fundo da Infância e Adolescência (FIA), oferece oficinas de arte e cultura, música, esporte, idiomas e informática para 300 jovens com idade entre 6 e 16 anos de regiões de vulnerabilidade social de Sete Lagoas (MG).

Test Drive Solidário – Em 2011 o Test Drive solidário foi realizado durante o lançamento do Stralis NR Eurotronic. A cada test drive feito, uma cesta básica é doada para comunidades carentes próximas Comandatuba, local onde aconteceu o evento.

Teatro Redenção – Patrocínio da restauração do teatro, um dos imóveis mais importantes do patrimônio histórico de Sete Lagoas.

Projeto Ciência – O projeto tem foco no desenvolvimento ambiental e será realizado em parceria com o Instituto de Arte Contemporânea INHOTIM. Apesar de seu início acontecer somente em 2012, suas sementes foram plantadas durante o ano de 2011.

Atenção: Os comentários aqui publicados são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores deste blog. A Iveco reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar caluniosos, difamatórios, ofensivos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros, assim como, textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação de seu autor (nome completo e endereço válido de e-mail).