Durante os dias 23 a 26 de novembro, a segunda edição da Literata – Festa Literária de Sete Lagoas – irá homenagear o consagrado escritor mineiro Fernando Sabino.
Natural de Belo Horizonte, Fernando Sabino nasceu em 12 de outubro de 1923 e começou a se interessar pela literatura bem cedo. O primeiro livro de contos, “Os grilos não cantam mais”, foi publicado quando ele tinha apenas 18 anos.
Em 1938, ajudou a fundar um jornalzinho chamado “A Inúbia” e passou a participar de vários concursos de crônicas, conquistando inúmeros prêmios. No início da década de 1940, começou a cursar direito e ingressou no jornalismo como redator da Folha de Minas. Em 1944, depois de concluir a faculdade, Fernando Sabino mudou-se para o Rio de Janeiro e, em seguida, foi para os Estados Unidos, onde ficou dois anos e se casou com a primeira esposa, Helena Sabino.
Visitou vários países da América, da Europa e do Extremo Oriente. As viagens lhe renderam crônicas e reportagens para revistas e jornais, como o Jornal do Brasil, escrevendo mensalmente também para a revista Senhor. Também trabalhou com cinema, dirigindo vários documentários.
Em 1967, fundou, em conjunto com Rubem Braga, a Editora Sabiá, onde publicou livros de Vinicius de Moraes, Paulo Mendes Campos, Otto Lara Resende, Carlos Drummond de Andrade, Manuel Bandeira, Cecília Meireles e Clarice Lispector, entre outros.
Reconhecido por vários prêmios importantes da literatura, Sabino faleceu em sua casa em Ipanema (zona sul do Rio de Janeiro), às vésperas de completar 81 anos. A pedido do escritor, seu epitáfio é o seguinte: “Aqui ‘jazz’ Fernando Sabino, que nasceu homem e morreu menino!”.
@Iveco http://t.co/Ch6XWuiS Fique por dentro de tudo que está rolando durantes os testes drives do lançamento do #NovoIvecoTector #
5 hours atrs@Iveco http://t.co/TYlyg8tM Confira o depoimento do jornalista Rogerio Machado durante o lançamento do #NovoIvecoTector #
6 hours atrs@Iveco #NovoIvecoTector no test drive! http://t.co/pzvkx28e #
8 hours atrs
Amigos das Letras, Clube de Letras e Academia de Letras de Sete Lagoas apoiam a 2ª Literata de Sete Lagoas e cumprimentam a Iveco por este projeto tão importante para a região.